Que tipo de chefe você é?

É preciso paciência e alguns truques para sobreviver aos patrões mais odiados no ambiente de trabalho.

 

Falar mal do chefe é algo comum nas mesas de happy hour. Quem nunca reclamou da exigência, falte de educação ou projetos revolucionários do patrão?

Tudo seria mais fácil se o chefe viesse com um manual de instrução. Mas como isso não é possível, o empregado deve separar o lado profissional do pessoal e entender que os maiores objetivos do superior são os resultados e não o bem-estar da equipe.

A idéia de que o gestor é o melhor amigo do funcionário está, na maioria das vezes, destinada ao fracasso. "Um bom chefe é muito difícil de existir, pelo menos na visão do subordinado. A relação entre patrão e funcionário é delicada e precisa de limites", diz Beto Ribeiro, autor do livro "Eu odeio meu chefe!", que conta com humor como é possível sobreviver no ambiente de trabalho.

Quando a convivência chega ao limite, uma boa alternativa é abrir o jogo com o chefe. Em ultimo caso converse com o RH para mudar de área ou peça demissão da empresa.

The-Simpsons-Montgomery-Burns-New-York-City-Mayor-1.jpg

Tipos de Chefes:

Sonhar não custa nada.

Perfil: Vive em um mundo paralelo com projetos revolucionários e idéias que geralmente não dão certo.

Como conviver: O funcionário não deve prestar muita atenção às idéias inovadoras, pois geralmente esse tipo de chefe não fica muito tempo no cargo.

 

Não para tudo.

Perfil: A palavra "não" é sua única resposta. Geralmente é uma pessoa insegura e que usa o "não" para intimidar os funcionários.

Como conviver: O segredo é vencê-lo pelo cansaço. O funcionário deve questionar o chefe com a pergunta "por que não?", e tentar mostrar o "sim" da situação.

 

Sim para tudo.

Perfil: Diz sim para tudo e todos a fim de evitar conflitos. Está sempre em cima do muro e sobrecarregado de trabalho alheio. Sua postura deixa a equipe desmotivada e sem saber quais são suas atribuições.

Como conviver: Esse tipo de chefe é o mais difícil de conviver ou convencê-lo a dizer "não" e mudar de postura na empresa.

 

Tropa de elite.

Perfil: São bons chefes, mas sua exigência leva a equipe ao limite físico e mental e nada é suficiente. Comum em empresas de varejo e com foco em resultados.

Como conviver: Antes de "pedir para sair" o funcionário deve aprender tudo o que puder com este chefe. Mas, se não agüentar peça demissão.

 

Grito.

Perfil: Chefe mal-educado e que dá medo. Trata mal a equipe para ser respeitado, já sua autoestima e segurança são baixas.

Como conviver: o funcionário deve se impor e pedir respeito.

 

Modelo ideal

Principais características do chefe perfeito:

1.       Objetivo: Um bom chefe é aquele que traz resultados para a empresa e garante o rendimento dos funcionários.

2.       Perfil: Boa comunicação, coerência, determinação, sabe agir em situações difíceis, perseverança, capacidade de liderar, orienta a equipe e delega tarefas.

3.       Limites: A relação entre o chefe e os subordinados deve ter limites. Não é recomendável misturar assuntos pessoais com profissionais.

4.       Respeito: O patrão não deve usar a autoridade para ter respeito. Ele sempre deve ser aberto às opiniões dos subordinados.

No Response to "Que tipo de chefe você é?"

Postar um comentário

powered by temas blogspot